Estela Safara Cameirão - Safara Cameirão

Estela Safara Cameirão

Arquitecta Autora e Coordenadora

Fundadora e Sócia-Gerente

Fundadora do atelier SAFARA CAMEIRÃO – Arquitectura e Património, assumindo funções como sócia gerente e autora, com impulso do Arquitecto João Pedro Falcão de Campos, com o qual desenvolveu entre 2015 e 2017, vários projetos em co-autoria.

Arquitecta licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade Técnica de Lisboa, desde 2001.Teve como primeiro mestre o Arquitecto Francisco Silva Dias, no atelier do qual desempenhou funções de colaboradora também com o Arquitecto Tiago Silva Dias. Depois, como técnica superior na Câmara Municipal de Oeiras, integrou a equipa do projeto PROQUAL, experiência fundamental de trabalho em equipa multidisciplinar, gestão, contratação e obras públicas. Em 2005, dedicou-se ao estudo do Património Arquitetónico Religioso e concluíu o mestrado em Património Cultural de Matriz Cristã pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Católica Portuguesa. Em 2009, defendeu a dissertação: “A reutilização cultural do espaço litúrgico: a igreja do Salvador em Évora”, cuja obra de reabilitação foi concluída em 2010, enquanto coordenava o GAPAE – Gabinete de Arquitetura e Património da Arquidiocese de Évora, onde intervencionou em significativos projetos e obras no património imóvel, no Alentejo.

O interesse pelo desenho (desde pequena) e pela preservação do património cultural, bem como a sua comunicação, levou-a a dinamizar várias atividades: a Rota das Igrejas de Évora; ateliers  criativos para crianças – Os Arquitetos de Palmo e Meio; workshops de desenho – Sky Sketchers, no OLA – Observatório do Lago do Alqueva. É membro da Associação Urban Sketchers Portugal – USKPT e membro da Associação Casa Velha – Ecologia e Espiritualidade, e voluntária, alimenta a reflexão e investigação sobre a “nossa casa comum”, e temas como a sustentabilidade, construção sustentável, património cultural material e imaterial.

“A arquitectura é feliz quando somos pessoas felizes interessadas em promover a felicidade do outro.“

Marta Ribeiro da Silva

Arquitecta Sénior e Coordenadora

Mestre em Arquitectura, pela Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa desde 2018.

Foi colaboradora, durante o período de mestrado, no atelier Dimscale – Architecture Cost Managment. Colabora desde 2018 com o atelier SAFARA CAMEIRÃO – Arquitectura e Património, na sede de Évora e em Oeiras, aonde regressa no ano de 2020. Em 2019, colabora com ateliers internacionais, sediados em Barcelona, como Michel&Miquel e Carles Casablancas Arquitectes. Somando à sua formação, fez cursos de REVIT e pós-produção de imagem 3D. Foi também voluntária na ONG Just a Change, que ajuda a construir casas para pessoas desalojados.

A par com a arquitectura, tem uma paixão pelo mundo e por viajar, pela partilha e pelo aprendizado que traz de outras culturas. Para onde vai, tenta sempre adquirir um pouco mais de conhecimento, tendo feito um workshop de Construção em Bamboo, no Rio de Janeiro. Nunca larga a sua câmara fotográfica, e com ela traz as memórias de todos os lugares por onde passou.

“A boa arquitectura nunca estará presa a uma só posição social ou física. Ela estende-se e entende-se pelo conhecimento que temos do mundo, dos diferentes modos de habitar e da diversidade cultural nela contemplada.”

Marta Ribeiro da Silva - Safara Cameirão
Elsa Barrelas - Safara Cameirão

Elsa Barrelas

Arquitecta Sénior

Mestre em Arquitectura, pela Universidade de Évora, desde 2013.

Ao longo do seu percurso académico, foi finalista do concurso da Turel intitulado “Arquitectura de Lugares Sagrados”, em 2009. Em 2012, participou no concurso “Design for Aging” promovido pelo AIA (American Institute of Architects), projeto com o qual concorre e vence o prémio Secil Universidades – Arquitectura, no mesmo ano.

Em 2011, começou a colaborar com o Gabinete de Arquitectura e Património da Arquidiocese de Évora, onde permaneceu até 2014.

Em 2018, foi convidada a integrar, como arquitecta colaboradora, o atelier SAFARA CAMEIRÃO – Arquitectura e Património, em Évora.

A par da arquitectura, faz parte de alguns grupos relacionados com atividades de voluntariado, ao qual está ligada desde sempre. Integrou um projeto de voluntariado internacional, pela Fundação D.Bosco: Projecto-Vida, em Cabo Verde, no ano de 2014.

“A arquitectura é a arte que determina a identidade do nosso tempo e melhora a vida das pessoas.(…) Se se entende a arquitectura como uma arte, vale a pena dedicar a ela a vida inteira.”

David Azinheira

Arquitecto Estagiário

Mestrando em Arquitectura, pela Universidade de Évora.

Ao longo do percurso académico, participou na exposição “Montemor-o-Novo a cidade como Tema” e fez Erasmus na Univesità La Sapienza, em Roma.

Durante o ano em que estudou em Roma, foi cronista no jornal A Defesa, e representou a sua cidade enquanto Jovem Embaixador da Cidade de Évora. No seguimento desta representação, em 2019, participou no Encontro de Jovens Embaixadores das Cidades Património Mundial em Ibiza.

Em 2018, ainda enquanto estudante, começa a colaborar com o atelier SAFARA CAMEIRÃO – Arquitectura e Património, em Évora.

Para além da arquitectura, está há muito relacionado com atividades de voluntariado. É membro da direção da associação de jovens da sua comunidade, e desde os 6 anos de idade que é escuteiro, sendo hoje dirigente desse movimento.

Para além da paixão que tem pela arquitectura, é um apaixonado pelo ar livre e pelo cinema.

“A arquitectura é um ato de cultura. Sem uma não existe a outra.”

David Azinheira - Safara Cameirão
Antigos colaboradores:
Sílvia Teles
António Pinto Sousa
Tomás Cruz
Inês Valadas
Luís Gato
Joana Firmino
Cíntia Messias
David Azinheira